O dirigente sindical Anibal Boettger apresenta o Programa Sintrafite desta semana e traz informações importantes sobre conquistas recentes e orientações da Convenção Coletiva que impactam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras do setor têxtil e vestuário.
Vitória do povo: isenção do Imposto de Renda
Foi aprovada na Câmara dos Deputados a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil e uma isenção parcial para rendimentos até R$ 7.350. O projeto agora segue para votação no Senado e, depois, para sanção presidencial.
Segundo Anibal, a medida representa uma promessa cumprida pelo governo federal e deve beneficiar cerca de 16 milhões de brasileiros já a partir de 2026.
“É uma vitória do povo brasileiro, uma conquista importante para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Agora seguimos vigilantes no Senado, cobrando a aprovação para que a sanção aconteça ainda este ano”, destacou o dirigente.
Feriado da Consciência Negra e o sistema 6x2
Outro tema abordado é o feriado de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, que gera dúvidas entre os trabalhadores do sistema 6x2. Nesse caso, a folga não se aplica, pois os feriados já estão previamente definidos no acordo.
Anibal reforça porém, que esse ponto pode ser levado para a mesa de negociação na renovação do acordo.
“No vencimento do acordo do sistema 6x2, é hora de discutir para que esse feriado nacional também seja garantido”, explica.
Regras para o trabalho no fim de ano
A Cláusula 19 da Convenção Coletiva estabelece os horários de trabalho nos dias 24 e 31 de dezembro, o que costuma gerar dúvidas nos trabalhadores:
- Primeiro turno: encerra às 12h no dia 24;
- Segundo turno: encerra às 12h no dia 31;
- Terceiro turno: negocia diretamente com a empresa nesses dias.
- A regra vale para empresas que não adotam férias coletivas.
Homologação de rescisões: um direito garantido
Por fim, Anibal chama atenção para a importância da homologação das rescisões no sindicato, mesmo quando o pedido de desligamento parte do trabalhador.
“Esse é o momento em que fazemos a conferência dos valores. Muitos trabalhadores têm deixado de comparecer, mas isso é um risco, porque nem sempre o valor depositado pela empresa está correto. Esse é um direito garantido pela nossa Convenção Coletiva e deve ser utilizado por todos”, reforça.
O dirigente lembra que a homologação pode ser realizada na sede do Sintrafite em Brusque, Guabiruba, Botuverá ou Nova Trento, sempre no prazo de dez dias após o depósito da rescisão.
Clique e assista o programa completo!