O Programa Sintrafite desta semana foi apresentado pelo dirigente sindical Anibal Boettger, que abordou três temas fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras têxteis: a importância do movimento sindical, o debate sobre a escala 6x1 e a necessidade de orientação antes do pedido de desligamento das empresas.
Durante a fala, Anibal lembrou que o sindicato vai muito além das negociações coletivas.
“O Sindicato representa, defende e educa. Foi por meio da luta sindical que conquistamos direitos como a jornada de 8 horas, o 13º salário, o descanso remunerado, as licenças maternidade e paternidade, e a Previdência Social”, destacou.
Ele também alertou sobre as tentativas históricas de enfraquecer o movimento sindical.
“Atacar o sindicato é negar a própria modernidade. Onde o movimento sindical é forte, há menos desigualdade, mais distribuição de renda e mais democracia. Onde é enfraquecido, prosperam o medo, o individualismo e o retrocesso”, reforçou.
Entre os temas em pauta, Aníbal destacou o acompanhamento do debate nacional sobre o fim da escala 6x1, e a necessidade da implantação da escala 5x2 (segunda a sexta-feira). Uma audiência pública sobre o tema será realizada no dia 10 de novembro, às 14h, com participação das centrais sindicais e parlamentares.
“Trabalhadores precisam de mais tempo para suas famílias. Está comprovado que quem tem equilíbrio entre vida e trabalho produz mais e melhor”, afirmou.
O dirigente também lembrou a importância de procurar o sindicato antes de pedir desligamento da empresa, especialmente devido às cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.
“A empresa não vai orientar o trabalhador sobre o que é melhor para ele. Procure o sindicato, se informe e evite prejuízos”, orientou.
Por fim, Anibal mencionou o feriado nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, e reforçou a importância da participação da categoria nas deliberações.